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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA.

          O primeiro capítulo do livro Iniciação à Pesquisa Científica da autora Elisa Pereira Gonsalves, nos mostra uma definição de Projeto de pesquisa ,que funciona como guia do pesquisador em relação aos passos que devemos seguir, que você pode inserir novas caracteristicas e  novos aspectos, colocando novas exigências para o investigador. De acordo com a Elisa Gonsalves, o professor Gelpi afirma que o momento da construção do projeto é o mais criativo e individual do pesquisador, e esse momento transforma o sonho ampliando ainda mais os horizontes do pesquisador.Achei interessante porque a autora fala que o projeto nos dá uma direção , ajudando a descobrir pistas para compreender os problemas. Segundo a autora o projeto de pesquisa implica lidar com três dimensões que estão interligadas:  dimensão ténica (que  são as regras sobre a elaboração do projeto de pesquisa cientifica); a dimensão  teórica (que são as escolhas do pesquisador com relação ao tema, referencial teórico etc); e a dimensão afetiva (que envolve o pesquisador com o seu tema). Para a autora, um projeto pode ser organizado de várias maneiras, não existe um modelo padrão estabelecido e que qualquer que seja a presentação, o projeto deve contemplar um nucleo básico, ou seja, deve responder as perguntas como:
  • O que pesquisar, definindo o problema, a base teórica e conceitual;
  • Porque , justificando a escola do tema;
  • Para que, os propositos, os seus objetivos;
  • Como, a metodologia a ser usada;
  • Quando , o cronograma de execução;
  • Com que recursos,  o orçamento;
  • E por fim, por quem foi pesquisado.
         Depois de atender esses requesitos, você deverá pensar na forma de organização do seu projeto, porque essa forma apresenta e faz o projeto acontecer. De acordo com a Elisa Gonsalves, o processo de investigação cientifica também possui alguns elementos comuns, que nos ajuda a desenvolver essa investigação. A autora nos convida ainda a refletir um pouco sobre a ideia de distanciamento no trabalho da investigação, que é muito difundido  no espaço adecadêmico a compreensão de que quanto mais distanciado , melhor você exerga o objeto de pesquisa. A autora  faz toda uma discurssão e afirma que o percurso teórico metodológico da investigação científica não se dá  em contraposição aos elementos subjetivos.

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